Pindas Chinesas X Stress

O estresse e a tensão têm efeito cumulativo no organismo humano e podem provocar mais problemas do que se imagina. O desequilíbrio energético evolui de forma gradativa, e isso não é nada bom. O primeiro reflexo é o cansaço mental e físico, depois surgem, sutilmente, as dores. O ponto de tensão do indivíduo determina o local da dor, as regiões mais problemáticas costumam ser os ombros, o pescoço e o tórax. Nestas áreas podem até aparecer nódulos, resultado de energia bloqueada. Tem gente que até acredita estar com alguma doença mais séria. A massagem não cura doenças e sim tem a função de preveni-las.

A massagem é uma troca de energia entre o profissional e o paciente e isso precisa ser feito com carinho, nosso corpo sabe o que é bom para ele, desta forma, se você sai dolorido ou de mau-humor de uma sessão é porque não houve a troca necessária.

O estresse é muito comum na rotina de quem vive nas grandes cidades. Não é só quem trabalha fora que sofre com o mal, muitas donas de casa também estão sendo vítimas do problema. O organismo reage ao estresse eliminando em excesso o hormônio corticóide e a adrenalina, substâncias produzidas pelas glândulas supra-renais e liberadas na corrente sanguínea.

Externamente, o corpo vai mostrando a evolução deste desequilíbrio interno. Nos cabelos, dermatite seborréia (caspa), oleosidade, queda e, em alguns casos, a perda total dos fios; na pele, comedões, acne, urticária, rush cutâneo (coceira), manchas, micoses, herpes, vitiligo e psoríase.

Como a tensão e a ansiedade acentuam o ritmo respiratório, aumenta também a produção de radicais livres, contribuindo para o envelhecimento precoce, ou seja, o surgimento de rugas, a flacidez e a falta de tônus da pele.

É preciso desejar a massagem. Uma boa massagem tem o poder de relaxar tanto que a pessoa chega a ficar meio tonta quando levanta da maca. Isso acontece porque o toque é muito profundo. No caso da pinda chinesa, o paciente sente o efeito quase imediatamente.

Entretanto, é primordial que o paciente deseje o tratamento e não se sinta incomodado com o toque, caso contrário, a massagem, seja ela qual for, não terá o efeito benéfico desejado. É preciso despertar a pele e estimular o corpo do paciente para receber um trabalho energizante. É como se o terapeuta conversasse com a pele, tocando delicadamente o corpo. O toque é mágico, ele dissipa toda a energia ruim acumulada “. A massagem pode ser feita com o auxilio de óleos vegetais e essenciais”.

É bom lembrar ainda que é ideal que o momento da massagem seja dedicado exclusivamente ao relaxamento, porque de nada irá adiantar receber a massagem pensando nos compromissos agendados e no horário. Os especialistas também indicam a mudança de hábitos, como o sedentarismo e a alimentação errada, adotando maior percepção própria e uma postura mais otimista perante a vida.