Introdução a Ayurveda

Sala de AyurvedaINTRODUÇÃO

Assim como a comida a massagem também é necessária do nascimento à morte, para o ser humano. Comida fornece nutrição de fontes externas ao organismo, enquanto a massagem proporciona nutrição na forma de proteínas, glicose, e outros vitalizantes químicos que estão dentro do sistema. Massagem preserva a energia do corpo e resguarda o organismo da deterioração, atuando como um purificador, ajuda o organismo a remover as toxinas para fora do corpo através do suor, urina e muco, conseqüentemente rejuvenesce o corpo.

Na Índia é uma tradição massagear o corpo desde o primeiro dia de nascimento, o que continua por todos os dias até pelo menos o terceiro ano. Após os três anos de idade a rotina muda e a massagem é feita ao menos uma ou duas vezes por semana, até por volta do sexto ano. Depois disso a criança é capaz de massagear outras pessoas e receber massagem em troca, isto continua até ela começar a jogar e praticar exercícios físicos.

A massagem semanal é uma cena familiar e faz parte da vida. Também existem massagens cerimoniais. Uma delas  é a massagem antes do casamento, que fornece o brilho e a beleza para o jovem casal. Feita com  óleos e outras substâncias, a massagem relaxa os parceiros e propicia uma atmosfera mágica para quem vai se casar; dá vigor, proporciona força psíquica e aumenta a beleza. Outra massagem recomendada é a da mulher depois do parto, esta é feita diariamente por no mínimo 40 dias.

Em tempos antigos, a vida era simples e próxima da natureza. A época atual é de ganância e competição. A vida tornou-se árdua. Há stress nos nervos a todo o momento. Nestes tempos destress e tensão massagem é essencial. A velocidade de tudo aumentou e existem choques artificiais atingindo o sistema nervoso a todo momento. A literatura atualmente disponível sobre massagem mostra o impulso interno das pessoas no ocidente no sentido de encontrar métodos naturais para relaxar e revitalizar o organismo humano.

“Massagem é o mais natural e poderoso método de relaxamento e ao mesmo tempo

rejuvenescimento do corpo.”