Massagem e Benefícios

pinda1

 

Antes de iniciar a  massagem as Pindas Swedas, precisamos fazer uma avaliação completa para determinarmos o tipo de desequilíbrio de dosha iremos trabalhar.

Para cada Dosha usaremos óleos essenciais e vegetais especificos, veja abaixo:

Exemplos de óleos:

Vata – Balataila, Mahanarayana, Dhavantaritaila, Dashamoolataila, Gergelim, Amêndoas, Damasco.

Pitta – Shatavaritaila, Coco, Chandanaditaila, Oliva, Ghee.

Kapha – Vishagarbataila, Mostarda, Gergelim, Damasco.

Há cinco tipos de toques na massagem clássica Ayurveda e podemos associar na massagem de Pindas Swedas:

 Deslizar / Friccionar / Comprimir / Amassar / Percussão

 Deslizar

O deslizamento é usado no início da massagem para espalhar o óleo. Adapte suas mãos à parte do corpo que você vai trabalhar e deslize seguindo o caminho da energia. A pressão pode variar de superficial até profunda. Esta técnica é utilizada para estimular a circulação de retorno, drenagem linfática e realizada com outras substâncias como o sal, os pós medicinais, ajuda a remover células mortas que se encontram na pele.

 Friccionar

A fricção seca promove uma excitação na pele; estimula a circulação do sangue, da linfa e aumenta o calor na área massageada. Esse estímulo permite que os nutrientes presentes no sistema circulatório alcancem as articulações, e assim fortaleçam os ossos. A fricção seca também alivia a rigidez muscular e elimina o cansaço. O Ayurveda recomenda a fricção com óleo condizente as estações do ano e o dosha agravado.  O uso do óleo adequado é muito benéfico e não excita o elemento vayu não perturbando os gases do corpo; ele lubrifica os dedos, facilita a fricção e distribui a temperatura do corpo por igual. Friccionar a parte superior, as laterais e a parte inferior de uma articulação estimula  os nódulos linfáticos situados ao seu redor aumentando sua lubrificação e protegendo contra o atrito facilitando seu movimento. A fricção suave ajuda o receptor a relaxar, ao passo que a fricção mais forte produz grandes estímulos nos sistemas orgânicos, proporcionando aquecimento no corpo. É especialmente usada para estimular os marmas. Quando massagear os marmas, faça círculos pequenos concêntricos com as pontas dos dedos. Faça movimentos horários com a mão direita e anti-horário com a mão esquerda.

 Comprimir

A compressão é feita somente nos membros, dedos e artelhos. Aperte a parte do corpo que está sendo massageada, fazendo movimentos cruzados com ambas as mãos. As compressões devem começar nas coxas e descer até as pontas dos dedos dos pés, depois começar nas axilas e terminar nas mãos. Apertar dedos e artelhos significa fazer movimentos semelhantes aos de ordenhar uma vaca, com a única diferença de que os movimentos da massagem no corpo são feitos em cruzamentos transversais.

Ao girar suavemente os ossos dos artelhos e dedos para ambos os lados, nas articulações, a secreção dos hormônios do crescimento será estimulada.

 Amassar

O amassamento relaxa e elimina o stress acumulado nos músculos, articulações e ligamentos durante as atividades do dia a dia. Os músculos devem ser amassados da mesma forma que um padeiro amassa o pão e trabalha com a sua textura. Quando os músculos se soltam e a rigidez se dissolve, eles começam a ficar macios e firmes. O amassamento cria atividade no interior das paredes das células, aumentando a circulação das substâncias químicas vitais que ajudam a desenvolver e rejuvenescer o corpo. Depois do amassamento o praticante deverá agarrar o músculo e sacudi-lo um pouco para verificar se o processo de soltura o deixou mais macio. Caso a musculatura não tenha ficado suficientemente relaxada e solta, o óleo nutriente não será absorvido e assimilado de forma adequada.

Percussão

As percussões despertam o corpo, aumentam a circulação do sangue e estimulam os vasos capilares sob a pele, tornando os músculos fortes, e ativam o sistema nervoso. Existem várias maneiras de realizar a percussão: com as palmas das mãos em forma de concha;  juntar as palmas das mãos cruzando-as e percussionar os músculos das costas formando um vácuo entre as mãos. Percussão na cabeça deve ser feita com bastante atenção e suavidade; para isso, junte as mãos alinhando os dedos e execute em forma de leque.

ÓLEOS PARA MASSAGEM JUNTAMENTO COM AS PINDAS SWEDAS

Este assunto é muito vasto para detalha-lo, vou apenas mostrar os óleos principais de cada dosha e seus benefícios. 

Dosha Óleo
Vata Gergelim
Pitta Coco ou Ghee
Kapha Mostarda – Oliva

 Os óleos são largamente utilizados pela medicina Ayurveda e em particular nas massagens devido aos seus profundos benefícios terapêuticos, além de facilitar as manobras da massagem.

O Óleo é um excelente nutriente para a pele, evita o ressecamento, aumenta a umidade e previne o envelhecimento precoce.

O óleo contém, proteínas, carboidratos e outros ingredientes essenciais que são absorvidos pelas aberturas nos folículos capilares e assimilados pelo Bhrajaka Pitta, uma subdivisão de Pitta Dosha.

 Óleo de Sésamo (Gergelim)

O óleo de gergelim é um dos mais populares para a massagem devido ao seu uso como base para outros óleos essenciais.

Ele é untuoso, pesado, doce, amargo, adstringente e calorífico. Acaba com as doenças e os distúrbios causados por Vata e aumenta Pitta; pode ser usado moderadamente em indivíduos Kapha. Como contém dois antioxidantes naturais, sesamol e sesamoline – o óleo de gergelim se mantém por bastante tempo sem ficar rançoso; seu conteúdo de lecitina têm um efeito benéfico nas glândulas endócrinas e especialmente nas células nervosas. Ele contém oito aminoácidos essenciais importantes para o cérebro, o que pode explicar sua história de uso na massagem da cabeça e como óleo para os cabelos.

 Óleo de Coco

O óleo de coco, também é usado largamente na massagem. Ele é doce, relativamente leve, untuoso, pegajoso e refrescante. É apropriado para as pessoas com característica Pitta e Pitta agravado. Ele cura males da pele, como fissuras, queimaduras, inflamações, eczemas e infecções por fungos;  é anti-séptico. A massagem com óleo de coco suaviza o calor que acompanha a excitação sexual. Os homens massageados com ele regularmente perceberão que aumenta a vitalidade e o sêmen e evita a ejaculação precoce. Como é um óleo relativamente leve, não forma uma película na pele. Ele permite ao corpo absorver mais prana da atmosfera, na forma de oxigênio, íons negativos e radiações solares. Quando esse óleo curado no sol, é aplicado no crânio, nas palmas das mãos e solas dos pés, ele pode reduzir as febres. Na Índia os cocos são considerados frutas sagradas, com muitas qualidades curativas.

 Óleo de Mostarda

O óleo de mostarda é muito utilizado na Índia. Ele é untuoso, amargo, picante, forte, leve e aquecedor. Ele elimina as doenças causadas por Vata e Kapha; aumenta Pitta e o calor do corpo.  Vermífugo e fungicida, ele cura a dor a inflamação e feridas de todo o tipo. Tem propriedades desinfetantes. A pele o absorve rapidamente aliviando tensões dos nervos, músculos e ligamentos enrijecidos.

Para os problemas de artrite e gota por exemplo, os textos Ayurvédicos recomendam uma mistura de óleo de mostarda e cânfora orgânica: Aqueça ¼ de xícara de óleo de mostarda com ¼ de um tablete de cânfora em fogo brando até dissolver.

 Óleo de Amêndoa

O óleo de amêndoas branco é um bom óleo de massagem. Ele é doce, untoso, pesado e é apropriado para pessoas dominadas por vata pois é calorífico.

Quando exposto ao sol num vidro laranja durante quarenta dias, esse óleo confere alegria, afasta o pessimismo, a ansiedade e purifica o sangue. É excelente para os músculos e ligamentos, para curar queimaduras da pele, aumentar a vitalidade, além de curar inflamações e ressecamento de todos os tipos.

 Óleo de Oliva

O óleo de oliva é untuoso , ligeiramente amargo, e calorífico; ele aumenta Pitta e é nutritivo. Pesquisas científicas realizadas na Europa mostram que o óleo de oliva pode agir como um meio preventivo contra a osteomalacia (amolecimento dos ossos). Ele bloqueia as infecções, exerce um efeito benéfico na flora do trato digestivo, ativa o fluxo da bile e estimula o metabolismo das gorduras.

Na massagem, o óleo de oliva, apesar de ser mais espesso e pesado que outros óleos, pode ser substituído na ausência do óleo de mostarda.

 Óleo medicado com Brahmi (centelha asiática)

Faça uma decocção com o Brahmi até obter um concentrado de ¼ para cada litro. Acrescente óleo de gergelim á decocção e continue aquecendo em banho Maria até evaporar totalmente a água. Pronto, você fez um óleo medicado indicado para os problemas de vata. Neste caso, estamos utilizando uma erva que é usada para as desordens de vata principalmente o prana vata, onde desenvolvem problemas ligados a falta de memória, perda da concentração, desorientação, inteligência. Este óleo pode ser utilizado externamente nas aplicações de shyrodhara ou outras técnicas com propósitos semelhantes. Pode-se também usar internamente para as mesmas funções, mas administrado dentro dos tratamentos.

Óleos essenciais para os Doshas

Os óleos essenciais são produtos naturais. Daí decorrem muitas características e benefícios que não são encontrados nos produtos sintéticos (essências). Estas são utilizadas para fins de perfumaria, mas não possuem o beneficio terapêutico dos aromas dos óleos naturais.

São muitos os benefícios dos óleos essenciais. Alguns óleos promovem a saúde da pessoa agindo no sistema circulatório; outros cooperam para o reequilibrio emocional, atuando no alivio do estresse e da ansiedade. Banhos e massagens terapêuticas promovem agradável sensação de bem-estar. Quando os ambientes são adequadamente aromatizados, transmitem os benefícios específicos de cada óleo essencial.

As sua propriedades anti-séptica, anti-inflamatória  e de ação sobre alguns fungos e bactérias ajudam no tratamentos das mais diversas enfermidades. Dores reumáticas, dores de cabeça, acne, estrias, cicatrizes, queimaduras e uma serie infindável de males encontram resposta no tratamento com óleos essências, quando aplicados corretamente.

Os aromas  agem nos centros cerebrais e provocam reações  emocionais ou físicas, tratando o organismo de forma holística, considerando a mente, o corpo e o espírito como um  todo.

VATA PITTA KAPHA
Sândalo Sândalo Sândalo
Rosa Rosa
Jasmim Jasmim
Lírio Lírio
Baunilha Baunilha
Lavanda Lavanda
Patchouli Patchouli
Mangericão Mangericão
Mirra Mirra
Salvia Salvia
Cedro Cedro
Musk Musk
Lotus Lótus
Eucalipto Eucalipto
Canela Canela
Gerânio
Gardênia